coimbraofutsal.com.sapo.pt
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Comunicado da Direcção do CC Ansiao, apos a saida de Marco Lebre - Fórum da Lagoa Parada

Ir para baixo

Comunicado da Direcção do CC Ansiao, apos a saida de Marco Lebre - Fórum da Lagoa Parada Empty Comunicado da Direcção do CC Ansiao, apos a saida de Marco Lebre - Fórum da Lagoa Parada

Mensagem  Administrador Seg Jun 23, 2008 2:33 am

23-06-2008
Comunicado da Direcção do CC Ansiao, apos a saida de Marco Lebre

COMUNICADO

Na sequência dos recentes acontecimentos envolvendo o afastamento do treinador da equipa de futsal masculino do CCA, Marco Lebre, e considerando o teor dos comentários que sobre o mesmo afastamento têm sido feitos no blog e no fórum do futsal da Lagoa Parada, cumpre a esta Direcção apresentar a público as suas razões, fundamentalmente por respeito aos adeptos da equipa, e ainda para esclarecer os obscuros contornos que alguns, talvez pouco informados, pretendem difundir.
Como ponto prévio, é nosso dever esclarecer que nunca foi intenção de nenhum elemento da direcção fazer ataques pessoais a ninguém, mormente tratando-se de pessoas que são ou foram membros da equipa em causa. Pelo contrário, foi sempre apanágio nosso proteger, a qualquer preço, todos os elementos, treinador ou jogadores. É pois com enorme pesar que nos vemos apelidados de racistas e xenófobos relativamente aos jogadores de Pombal, como forma de justificar a atitude da direcção ao dispensar o Marco. Para que conste, os jogadores de Pombal foram recebidos no CCA com todo o respeito e amizade, bem visíveis na relação de empatia que se criou entre todos desde o primeiro momento, e que se foi aprofundando com o tempo. Com efeito, chegado o fim da época, era claro o clima de sã camaradagem entre todos, não se notando, em momento algum, qualquer tipo de discriminação face à origem de qualquer jogador. É prova disso o facto de, pelo menos dois jogadores de Pombal (que, por uma questão de ética não nomeamos mas que decerto se reconhecerão a si mesmos ao lerem este comunicado), no fim do jogo que ditou a subida de divisão, terem afirmado publicamente que nunca tinham sido tão bem recebidos em nenhuma equipa como foram nesta. Refutamos, pois, o título de xenófobos, e a nossa atitude perante tal afirmação só pode ser uma: desprezo.
Quanto à deselegante, caluniosa e anti desportiva forma de se referirem a dois dos nossos jogadores, Eurico e Cunha, acusando-os de serem os causadores do afastamento do Marco, cabe-nos informar que esta Direcção NUNCA se deixou intimidar nem manipular por nenhum jogador, da mesma forma que não se deixa manipular nem intimidar por qualquer treinador.
E agora, sim, vamos ao que interessa.
Dizer que os jogadores A ou B, numa tentativa de se desresponsabilizarem das suas atitudes, lançam agora o boato de que a origem da saída do Marco está na entrevista concedida ao jornal Horizonte, é mera e desonesta especulação. Na verdade, a maioria dos jogadores e a própria Direcção só tomaram conhecimento da citada entrevista, depois da tomada de decisão. Convenhamos, no entanto, que não deixa de ser estranho que nem a Direcção do Clube nem a Direcção da secção de futsal tivessem conhecimento da cedência de uma entrevista acerca da actividade desportiva da equipa. Não seria isso, no entanto, suficientemente grave para uma tomada de decisão desta natureza, não fosse dar-se o caso de haver outras situações, de maior importância, em que a Direcção foi completa e absolutamente ignorada. Vamos aos factos: esta Direcção tomou conhecimento da constituição do plantel para a próxima época depois das contratações dos jogadores, sem qualquer prévia consulta a nenhum membro directivo; mais ainda: esta Direcção foi surpreendida com a publicação do novo plantel através de um blog construído sem autorização e/ou conhecimento de nenhum dos directores, e com o qual fomos confrontados através do fórum da Lagoa Parada.
Desde a época passada (porque já nessa altura a situação se revelou desagradável) a Direcção tinha alertado o Marco Lebre para o facto de a contratação dos jogadores ser uma das várias competências da Direcção, e que dela não pretendíamos demitir-nos. É nossa convicção que o treinador faça a sua escolha, dê sugestões de nomes de jogadores que se afigurem uma mais-valia para a equipa, e que disso dê conhecimento à Direcção para que se façam contactos pelas vias regulares e hierárquicas. Apesar disso, o Marco persistiu, no presente ano, na sua atitude individualista, assumindo, simultaneamente as funções de seleccionador, treinador, contratador e director.
Apesar das boas relações que sempre fizemos questão de manter com o Marco, fazendo esforços para ultrapassar situações que nos desagradaram, em prol da camaradagem, da equipa e do desporto em geral, parece-nos, e é a nossa opinião que está aqui em causa, que o Marco subestimou a Direcção, agindo sempre a seu bel-prazer, unilateralmente, numa atitude inadmissivelmente individualista, que esta Direcção não lhe merecia. Leia-se a título de exemplo, a mensagem publicada no fórum a 16 de Junho pelo “Miglo”: “…pois sei melhor que ninguém que já preparavas a próxima época cheio de vontade.” É lamentável que alguém que nem se identifica saiba melhor que ninguém (incluindo a própria Direcção) como o Marco já preparava a próxima época. Da mesma forma que é lamentável que enquanto preparava a próxima época se oferecesse como treinador a outras equipas. Ainda em resposta a uma outra mensagem do fórum, (pinto_10), esclareça-se que esta Direcção não só não tem menos autoridade do que alguns jogadores, como também não admite ter menos autoridade do que o treinador. Há um velho mas muito actual princípio em qualquer instituição que é o princípio das hierarquias. Ou se respeita, ou não, mas quando não se respeita, há que assumir as consequências.
A todos quantos no fórum se têm revelado tão empenhados em desmoralizar quer a Direcção quer os jogadores “resistentes”, adivinhando um futuro tumultuoso para a próxima época, e grandes dificuldades para a próxima formação, deixamos uma mensagem: contrariamente ao que tem sido amplamente divulgado, no dia imediatamente a seguir aquele em que a decisão foi ética e cordialmente comunicada ao Marco, o futsal CCA já tinha treinador e plantel formado. Quanto à descida de divisão que alguns já anunciam como certa (ainda a época nem começou!), permitimo-nos aqui lembrar que, se descermos de divisão, será a segunda vez, já que a primeira descida aconteceu pela mão do mesmo treinador.
Aproveitamos ainda para clarificar a notícia publicada no infutsal.com, de acordo com a qual, citamos, “Marco Lebre abandonou os comandos da equipa em divergências com a Direcção”. A verdade, sobejamente conhecida por todos, é que a Direcção, em divergência com os métodos de Marco Lebre, dispensou os serviços do mesmo.
Há um princípio que defendemos e fazemos questão de continuar a defender, por acaso já aqui referido por um comentador que não conhecemos, e que se aplica a qualquer cidadão, treinador ou não: seja fiel para quem é fiel consigo, e ponha a mão na consciência!A todos os adeptos do futsal, e em especial aos sócios ou adeptos do CCA, resta-nos pedir apoio e compreensão.
Às equipas vizinhas e respectivas Direcções, contem com o nosso apoio, da mesma forma que contamos com o vosso.
Aos jogadores de Pombal, que sempre respeitámos e com quem já tínhamos laços de afecto, e que optaram por deixar a equipa, num gesto de solidariedade que apesar de tudo entendemos, não podemos deixar de lamentar que tenham tornado definitiva a sua opção sem nos concederem o direito de explicar as nossas razões. Desejamos-lhe, no entanto, as maiores felicidades, quer desportivas quer pessoais, desejo este, naturalmente, extensível ao Marco Lebre.
Aos nossos jogadores, deixamos a palavra final: contem connosco como sempre contaram TODOS os jogadores da equipa de futsal do CCA, e acima de tudo acreditem no vosso valor. Os resultados finais podem bem vir a calar muitas das bocas que agora se abrem para vos caluniar.
Cumprimentos.


_____________________________________________________
A Direcção da Secção de Futsal Masculino do CCA

Administrador
Admin

Mensagens : 157
Data de inscrição : 13/04/2008

https://coimbrao.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos